Localizada em Maraú, no Baixo Sul da Bahia, a Escola Comunitária Maramar surgiu da necessidade de abordar questões fundamentais para o desenvolvimento humano.

Inspirada na Pedagogia Waldorf, a prioridade da Escola é incentivar o desenvolvimento educacional – Educar para Transformar, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento social local, sem colocar em risco as futuras gerações e o meio ambiente, propiciando a formação integral de seres humanos e minimizando a desigualdade social, através da educação, da cultura e do meio ambiente.

Hoje, a Escola Maramar abarca nossas três iniciativas: a Escola de ensino fundamental, que atende crianças do 1° ao 5° ano; o Jardim das Bromélias, jardim de infância para crianças de 2 a 6 anos; e o projeto Nascer do Som, que promove atividades musicais e culturais na Praça Harmonia do Saleiro desde 2016.

Nossa prática educacional também é fundamentada nos quatro pilares da educação propostos no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer.

Acreditamos que este é o caminho para o desenvolvimento da autonomia de cada indivíduo. Nosso objetivo é educar para gerar uma transformação social — queremos que os nossos estudantes realizem seus sonhos, façam escolhas e encontrem caminhos que os conduzam ao sucesso pessoal e profissional.
As atividades da escola acontecem em um espaço de natureza preservada com acesso pela BR 030, no Km 32. Veja aqui o local de acesso – com tour 360º e fotos e vídeo atualizado.

A mantenedora do Projeto é o Instituto Promar, Associação civil, sem fins lucrativos, CNPJ 024382780001-70, existente desde 1998.

O Método Educativo da Escola Maramar

Cada ser humano é único e tem sua maneira própria de ser, de interagir com o mundo, de aprender, desenvolver seus talentos, superar dificuldades, realizar sonhos e desejos.

Compreendendo e respeitando cada estudante e suas especificidades, usamos estratégias, linguagens, temas e metodologias individualizadas que proporcionam aprendizagens verdadeiras e significativas.

Queremos que nossos alunos se apropriem das ferramentas sociais essenciais para uma participação ativa na sociedade. Por isso, desenvolvemos suas capacidades comunicativas através da leitura, da escrita e a realização das operações matemáticas e sua aplicabilidade na vida cotidiana.

Nossas abordagens inspiradoras são a Antroposofia — base teórica, a Pedagogia do Fazer e a Pedagogia de Projetos — prática educativa.

Sentir, pensar, querer e fazer fazem parte do processo de aprendizagem — trabalhamos com pesquisas e projetos, épocas, oficinas de artes, trabalhos manuais, marcenaria, língua estrangeira, SAF Melitófilo (agrofloresta e criação de abelhas sem ferrão), dentre outras atividades que propiciam tempos e espaços nos quais adultos e crianças trabalhem juntos… Formando, assim, uma ‘Comunidade de Aprendizagem’.
O nosso desafio é assumir uma prática coerente com a nossa meta:
“Desenvolver seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas” (Rudolf Steiner).

venha, participe!

Você pode fazer a diferença nesse projeto incrível!

Faça um tour virtual de 360º pela escola!