Veja como andam as coisas na Escola Maramar

O ano de 2020 chegou mudando tudo e todos de lugar e vocês devem estar se perguntando:

Como andam as coisas na Escola Comunitária Maramar?

Atividades remotas

Nosso ano letivo começou assim, como mostra a foto: todos em roda de mãos dadas. Mas sabemos que essa realidade mudou rápido. Abrimos as portas em 17 de fevereiro, mas pouco mais de um mês depois tivemos que fechá-las de novo, em 23 de março.

Mas apesar das atividades presenciais com os estudantes estarem suspensas, o trabalho na Escola não parou nem um segundo! Temos aprendido todos os dias como trabalhar a distância com estudantes que vêm de realidades bem diversas: enquanto algumas famílias sequer possuem telefones celulares para acessar a internet, outras demandam conteúdo e aulas remotas via web. Isso sem contar as exigências da Secretaria de Educação!

No inverno, filmamos um teatro de mesa da Menina da Lanterna e orientamos os alunos a criarem suas lanternas em casa. Na primavera, alguns professores começaram o projeto de horta e pomar com as crianças, que plantaram e acompanharam suas mudas e sementes – cada um na sua casa. E nas datas comemorativas, enviamos áudios com gravações de lindas músicas feitas pelos professores.

Doação de cestas básicas

A Península fechou para o turismo e isso trouxe uma drástica diminuição nos empregos por aqui. Por isso fizemos uma campanha para doar cestas básicas e produtos de higiene para as famílias de baixa renda da Escola. E graças a vocês a campanha foi um enorme sucesso! Arrecadamos mais de 60 mil reais e conseguimos distribuir as cestas durante 5 meses para até 70 famílias, de maio a setembro. Saiba mais aqui.

Regularização da escola

Iniciamos um desejado processo de regularização da Escola perante o município e em junho nossa proposta pedagógica inspirada na Pedagogia Waldorf foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. Agora seguimos com o processo de regularização em outras instâncias.

Doações dedutíveis do Imposto de Renda e o CMDCA

Desde outubro a escola é membro do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. Na prática isso nos permitirá atuar mais diretamente nas políticas públicas e ações municipais envolvendo as crianças e adolescentes, além de nos qualificar para receber doações dedutíveis do Imposto de Renda a partir de 2021! Em breve enviaremos mais informações sobre esta nova modalidade de doação.

Aprimoramento de questões pedagógicas e institucionais

Em paralelo, a equipe mergulhou em questões pedagógicas e trabalhou com afinco os planos de curso, matriz curricular, grade horária e calendário escolar, nos preparando para o ano que vem. Além disso, reorganizamos nosso método de trabalho e de gestão.

Programa Itaú Social-UNICEF

Fomos selecionados para participar do Percurso Formativo do Programa Itaú Social-UNICEF, que tem duração de 3 meses. Seu objetivo é oferecer formação e fomento financeiro a Organizações da Sociedade Civil que promovem a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade. O aprendizado tem sido intenso e até o final do ano teremos criado um plano de ação para nossa atuação em 2021.

Acompanhe as atividades do Programa nas nossas redes sociais!

Doações e projetos

Do ponto de vista financeiro, sofremos uma queda de quase 30% nas doações recorrentes, que são essenciais para arcar com nossas despesas mensais. A Secretaria de Educação de Maraú honrou seu compromisso de arcar com a folha de pagamento dos professores, o que foi uma grande ajuda, mas não das auxiliares de classe ou auxiliares administrativas. Em compensação, conseguimos aprovar dois projetos de continuidade junto ao nosso grande parceiro Instituto Mahle e seguimos aguardando respostas de alguns editais adiados por conta da pandemia.

doacoes e projetos Escola Maramar

Novos planos

Em 2021 queremos oferecer atividades em período integral aos nossos alunos e para isso precisaremos muito da sua ajuda!

Diante desse aperto financeiro e da incerteza quanto à continuidade do nosso convênio após as eleições municipais, a Escola está empenhando esforços numa grande campanha de arrecadação no final deste ano. E preparamos lindas surpresas para que cada um de vocês sinta-se abraçado por nós. Fique de olho nas próximas comunicações e nas nossas redes sociais para saber mais!

Gostaria de Colaborar?

Você pode fazer parte desse projeto incrível e ajudar na educação de centenas de crianças e no desenvolvimento sustentável de uma linda comunidade! Faça sua doação pontual ou seja um doador regular!