O Nascer do Som é um projeto de arte e cultura para a comunidade do bairro do Saleiro e região, no município de Maraú, na Bahia. O nosso objetivo é promover a expressão criativa e o desenvolvimento pessoal e comunitário de potencialidades através da educação musical.

Buscamos fomentar a diversidade cultural da comunidade e promover a valorização individual e coletiva, a fim de germinar uma transformação socioeconômica significativa.

O Nascer do Som é realizado no Espaço Harmonia do Saleiro, lugar que o projeto ajudou a transformar em uma referência local de educação, arte e cultura, sendo acolhido pela comunidade como um Centro Cultural.

O projeto teve seu início em 2016, oferecendo oficinas de:

• violão — para iniciantes e iniciados;
  • flauta doce — iniciantes e iniciados;
  • dança — atividades de dança popular (ciranda, danças de trabalho, dança de roda, etc.);
  • canto coral — o grupo tem o intuito de formar um coral com duas ou mais vozes, através de atividades lúdicas de canto e de técnicas de preparação vocal do “desvendar da voz”.

Em 2017, tivemos mudanças no quadro de oficinas, oferecendo como novidades:

• trabalhos manuais— atividades artísticas com caráter terapêutico de construção de objetos através de movimentos de repetição e concentração (tricot, crochet, fuxico, olho divino, copos de papel, etc.);
  • ritmo— inicialmente com atividades lúdicas musicais com uso de percussão corporal, caxixi, copos, palmas, etc., com o intuito de realizar um trabalho musical coletivo. Após este período, realizamos um trabalho em parceria com a equipe de coordenação do grupo de capoeira Angola “Ouro Verde” e o professor Rodrigo com o uso de instrumentos de capoeira.

Em 2018, a estrutura de oficinas se definiu assim:

• Violão (para iniciantes e iniciados)
  • Flauta doce
  • Canto Coral
  • Violino
  • Kantele
  • Teclado
  • Ukulele
  • Teoria musical
  • Trabalhos manuais

O progresso dos estudantes do projeto, trouxe a possibilidade de formar um grupo musical — a “Banda Nascer do Som” — que tem se apresentado profissionalmente em algumas localidades da região. Os ensaios do grupo são realizados no espaço Harmonia do Saleiro e temos como meta a sua ampliação, além da formação da “Orquestra Nascer do Som”.

O projeto Nascer do Som também tem parcerias com escolas da região e oferece as seguintes atividades:

No Jardim das Bromélias

Kantele – Aulas de kântele para crianças à partir de 5 anos de idade do Jardim das Bromélias, utilizando o método de ensino e repertório da Professora Elisa Manzano.

Roda de Música – canções infantis e exercícios de canto — com todos os alunos do Jardim das Bromélias.

Na Escola Maramar

Na Escola Maramar — aulas de violão, flauta, canto, teclado e iniciação musical com diversos instrumentos.

Preparação vocal com o uso do método desvendar da voz e prática musical em conjunto, com formação de repertório próprio.

Na Escola Municipal Maria Adelaide de Jesus Santana

O Projeto Nascer do Som atende as turmas de quarto e quinto anos do ensino fundamental da escola pública e oferece aulas de musicalização com o uso de flauta, violão, tambor e teclado, além do canto.

Projetos parceiros

O Projeto Nascer do Som apoia atividades culturais e esportivas oferecidas por moradores, abertas à toda comunidade. Aulas de Karatê e Capoeira são realizadas no espaço Harmonia do Saleiro.

Os estudantes do Projeto Nascer do Som tornam-se disseminadores da cultura local — quando atingem nível avançado são convidados a estagiar como assistentes dos professores e participam de apresentações musicais e artísticas na própria comunidade, em bairros adjacentes e em locais turísticos durante a temporada.

Essa é a nossa missão: transformar a vida das pessoas através da educação musical, da arte e da cultura.

O Instituto Mahle apoia esse sonho.