Áreas de Proteção

Em 1997 participamos ativamente da criação da Área de Proteção Ambiental -APA Municipal da Península de Maraú. Em 1999, participamos da elaboração do Zoneamento ambiental e socioeconômico, resultando na preservação de áreas ambientalmente frágeis e uma legislação para o uso e a ocupação do solo.

Aprender para preservar

Projeto: “Aprender para preservar”: Devido a ausência de escolas públicas na região foi criada uma escola polivalente, com 2 turmas, onde o professor ministrou aulas usando o programa telecurso. Este projeto começou em 02/08/2004 e beneficiou 30 pessoas, que em junho de 2006 receberam o diploma do ensino fundamental e 23 pessoas, que no dia 11/12/2009 receberam o diploma do ensino médio. Para a realização deste projeto foi firmada uma parceria entre o Instituto Promar e a Comissão Permanente de Avaliação-CPA, órgão da secretaria de educação estadual, que nos apoiou desde o início, vindo aplicar as provas oficiais e dando os diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação -MEC. Este projeto contou também com o apoio da Pousada Lagoa do Cassange, que doou o espaço físico para ministrar as aulas, como também buscou diversos meios que financiaram o material didático e outras despesas.

Centro Digital do Cassange

O Centro Digital do Cassange (CDC) teve como objetivo trazer para a comunidade do Cassange e entorno o acesso às tecnologias da comunicação e informação através da internet e de um conjunto de programas e softwares, possibilitando a geração de serviços como: educação ambiental, informações sobre geração de trabalho e renda, capacitação profissional etc… Para a viabilização deste projeto, contamos com o apoio da SECTI -Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do estado da Bahia que doou todos os materiais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que doou a antena de acesso a internet e da Pousada Lagoa do Cassange, que doou o espaço físico e buscou meios para financiar material de reposição, remuneração de professores e a manutenção dos equipamentos. Ações aqui realizadas em 2010: Em Abril iniciamos o curso de informática básica para 90 alunos.O curso abordou o sistema operacional Linux, editor de texto, planilhas, editor de apresentação, digitação e internet. Com duração de 6 meses, foram diplomados 73 pessoas.

Dia Mundial de limpeza de praia

Todos os anos, no dia internacional de limpeza de praia, pessoas entre adultos e crianças da comunidade se mobilizam para limpeza de 2 km da praia do Cassange. O lixo recolhido éentregue na Barra Grande onde a ONG recolhe, pesa e faz a triagem e o destinam para reciclagem. O projeto Praia Limpa é feito em parceria com a associação AQUERÊ. Este projeto é apoiado pela Pousada Lagoa do Cassange que transporta todo o lixo.

ProgramaAquisição de Alimentos (PAA)

De 2013 à dezembro de 2015, firmamos parceria com a Associação do Quilombos da Região de Empata Viagem e em conjunto participamos deste programa. Garantimos a merenda de 2 escolas comunitárias que juntas atendem 140 crianças de 2 a 12 anos. Também 40 famílias de baixa renda, moradores da região do Cassange e Saleiros e beneficiaram com a distribuição de alimentos vindos direto de produtores agrícolas da zona rural de Maraú.