Dia da Consciência Negra

Hoje é o Dia da Consciência Negra! O dia da morte de Zumbi dos Palmares foi escolhido há 50 anos como referência de celebração do povo negro com o objetivo de questionar o dia 13 de maio (Lei Áurea) e substituir a ideia de liberdade concedida por liberdade conquistada. Esta data também destaca o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gera reflexão para as questões raciais. No âmbito da educação, para o professor Diego Rogério da UFRB, além da inclusão da história e da cultura negra nos materiais didáticos, é preciso que o ensino venha acompanhado de outras políticas públicas de forma a garantir a representatividade nas escolas. “Precisamos trabalhar por uma educação transformadora que coloque o negro em um lugar de potência, de possibilidades de futuro, onde as crianças negras se enxerguem nesses educadores, professores, coordenadores e palestrantes.”

Na Escola Comunitária Maramar, felizmente conseguimos inserir essa representatividade, o que dá às crianças negras esta possibilidade de identificação e presença. Contudo, ainda estamos distantes de políticas afirmativas que valorizem educadores negros e aumentem sua presença em escolas públicas e privadas do país.

Aqui, na escola, aproveitamos a data para realizarmos atividades em sala de aula e para uma apresentação de Capoeira Angola com muita música com o Professor Let’s Go e a Mestra Gegê.

Vamos todos em frente para mudar essa realidade e termos cada vez mais um país igualitário!

.