“Desenvolver seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas” (Rudolf Steiner).

Transformação através da educação: conheça a proposta da Escola Comunitária Maramar

A Escola Comunitária Maramar é composta pelo Ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano), Jardim das Bromélias (Jardim de Infância, de 2 a 5 anos) e pelo projeto Nascer do Som, que acontece na Praça Harmonia do Saleiro.

No início de 2020 foi firmada uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Maraú e as atividades da Escola Comunitária Maramar foram integradas às da Escola Municipal Maria Adelaide de Jesus Santana. Com isso, continuamos nossa missão de abraçar ainda mais a comunidade local em prol de uma educação de qualidade e desenvolvimento humano e social.

“Todo conteúdo educacional e atividades escolares que são propostas estão de acordo com o Ministério da Educação. Além disso, estão em harmonia com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), exigida em escolas de todo o território nacional. Então, estamos comprometidos com o aprendizado efetivo de todos os nossos alunos”, explica Alessandro Ferreira, coordenador pedagógico da Escola Comunitária Maramar.

Isso significa que alunos e alunas de todas as idades têm acesso ao mesmo conteúdo e grade de ensino que tinham antes da transição para a Escola Comunitária Maramar.

A Escola passa atualmente pelo processo de regularização junto ao Município. Em junho deste ano, demos um importante passo, pois nossa proposta pedagógica foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Educação. Agora, seguimos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação e o Conselho a fim de continuar esse caminho.

E o que há de diferente, então, na proposta da Escola Comunitária Maramar?

Além de ser conveniada à Secretaria de Educação e, logo, seguindo a base de ensino do MEC e a BNCC, a nossa prática educacional inspira-se também na Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf baseia-se numa visão ampliada e completa do ser humano e do seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem. Dessa forma, procura dar condições para que cada indivíduo descubra seu potencial e se desenvolva, superando os seus desafios e realizando seus talentos.

A formação de pessoas livres, sensíveis e criativas é feita com base nos valores da fraternidade e responsabilidade, consciência de grupo, alimentação saudável e a relação respeitosa e produtiva com a natureza. Procura-se desenvolver o “pensar” de forma adequada a cada faixa etária, em sintonia com sentimentos equilibrados e fomentando a força de vontade e a determinação, formando assim pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem.

A Pedagogia Waldorf, portanto, vai além da transmissão de conhecimento, preocupando-se também com o desenvolvimento integral do educando. Ela procura estabelecer uma relação harmônica entre desenvolvimento e aprendizagem, fazendo confluir a dinâmica interna da pessoa com a ação pedagógica direta oferecida pela Escola.

Isso quer dizer, na prática, que os alunos da Escola Comunitária Maramar têm acesso ao conteúdo exigido pela BNCC/MEC, que lhes é apresentado de diversas formas, de acordo com a necessidade de um. Além desse conteúdo básico, a Escola oferece também outros tipos de atividades, como artes, música, trabalhos manuais, agrofloresta e cultura.

Todo esse conjunto de atividades é oferecido a fim de estimular o intelecto (pensar), passar pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determinar uma vontade (agir). Pensar, sentir e agir é o caminho da aprendizagem.

Transformação através da educação

Em consequência disso, a Escola Comunitária Maramar organiza os conteúdos curriculares no tempo e no ritmo adequados à situação evolutiva específica da criança. Cultivando a ciência, a arte e os valores morais em consonância com as metas curriculares legais, presentes em escolas de todo o território nacional.

Entendemos que dessa forma a criança evolui para o que chamamos de autonomia. A autonomia é estimulada através de diversos elementos:

– cognitivos (linguagens e escrita);

– artísticos e culturais (música, trabalhos manuais, artes plásticas);

– circenses (perna de pau, malabares);

– físicos (capoeira, karatê, futebol);

– sensoriais (culinária);

– agricultura e ecologia (agrofloresta, conservação ambiental).

Todos estes elementos dialogam entre si e entrelaçam os seus pontos de vista científicos e estético-artísticos com os aspectos relativos ao respeito profundo e à admiração ante o mundo e os outros seres humanos.

Outras referências pedagógicas da Escola Comunitária Maramar

Nossa prática pedagógica fundamenta-se também nos quatro pilares da educação propostos no Relatório UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI:

– aprender a conhecer;

– aprender a conviver;

– aprender a ser;

– aprender a fazer.

Além disso, o corpo pedagógico possui formação e conhecimento para lançar mão, sempre que necessário, de outras ferramentas de aprendizagem, como o Método Montessori, Pedagogia de Projetos e métodos fônicos de alfabetização. Estas metodologias também já se mostraram bastante eficazes no trabalho com os educandos nos anos anteriores, portanto seguem como referenciais teóricos e práticos dentro da Escola Comunitária Maramar.

Acreditamos que este é o caminho para o desenvolvimento da autonomia de cada indivíduo. Dessa forma, entendemos que o nosso objetivo é educar para gerar uma transformação social — queremos que os nossos estudantes realizem seus sonhos, façam escolhas e encontrem caminhos que os conduzam ao sucesso pessoal e profissional.

Se você chegou até aqui, deve ter ficado um pouco mais clara a nossa forma de atuação, certo? Esperamos que possamos ter contribuído para isso. Mas, se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com a gente, será um prazer te responder.