Projetos

Projeto Nascer do Som

O Nascer do Som é um projeto de arte e cultura para a comunidade do bairro do Saleiro e região, no município de Maraú, na Bahia. O nosso objetivo é promover a expressão criativa e o desenvolvimento pessoal e comunitário de potencialidades através da educação musical.

O Nascer do Som é realizado na Escola Comunitária Maramar, no Espaço Harmonia e em mais três escolas públicas. O projeto iniciou em 2016 e desde então oferece oficinas de musicalização, instrumentos, canto coral e trabalhos manuais.

O Espaço Harmonia foi idealizado e construído para o serviço e desenvolvimento social e cultural do povoado do Saleiro e região.

Desde a sua construção em 2016 é utilizado como um centro comunitário multiuso para atividades realizadas por voluntários, via projetos e outras organizações locais. A Escola atualmente objetiva usar este espaço para realização do contraturno escolar.

Desde sua concepção, a escola foi projetada para minimizar o impacto ambiental, refletindo nosso comprometimento com a sustentabilidade e a educação ambiental

O compromisso da Escola Maramar com o meio ambiente é uma premissa da escola e está presente em nosso currículo, que combina atividades teóricas e práticas. Entre as principais iniciativas estão: plantios agroflorestais, restauração de paisagem e compostagem.

Ação Mar de Árvores

Com o apoio do Instituto Seas of Trees a Escola Comunitária Maramar recebeu 100 mudas de árvores frutíferas para plantar aqui, mais oitenta mudas para as crianças plantarem em casa e material de apoio e suporte à escola. A atividade começou no dia 05 de junho, no dia internacional do meio ambiente, em que as crianças tiveram aulas e realizaram atividades ligadas ao meio ambiente e mudanças climáticas. O projeto foi concluído com um lindo trabalho em grupo reunindo famílias, comunidade e a Fazenda Mayrahu para plantarmos as árvores doadas pelo projeto e mais 70 mudas de espécies da Mata Atlântica em extinção doadas pelo instituto Floresta Viva. Que lindo dia! Que lindo aprendizado nossas crianças tiveram! Que linda a união de grupos e pessoas pela preservação da Natureza!