A Escola Maramar nasceu do sonho de Isney, Marcelo e Flávio. Ao conhecer esse sonho, Josef Schiesser, hóspede da Pousada Lagoa do Cassange (que virou nosso amigo), se sensibilizou e decidiu doar uma área localizada estrategicamente no entorno da Comunidade do Saleiro.

Neste mesmo terreno, em 2014 com a ajuda da campanha do Turismo Solidário da Garupa, foi possível construir o Centro Cultural Espaço Harmonia do Saleiro. Foi neste local que a Escola Maramar se instalou provisoriamente entre 2016 e 2017, atendendo estudantes do Ensino Fundamental II, vindos da escola Comunitária Jardim do Cajueiro e de outros povoados da região.

O sonho de construção da infraestrutura e das primeiras salas de aula da Escola Maramar se tornou realidade quando, graças ao trabalho incansável do engenheiro Jurgen Bartzsch, recebemos o apoio das fundações alemãs Freunde der Erziehungskunst (Arte de Educar), Fly & Help e do cidadão fluminense Luiz Soares.

Em março de 2018, após 365 dias intensos de obras, nos mudamos para o local definitivo — em meio à Mata Atlântica preservada. Essa mudança propiciou uma diversidade de formas de aprendizagem aos nossos estudantes, enriquecendo o processo educativo.

Após intensa busca, muito aprendizado e ótimo resultados, em 2020 conseguimos realizar mais uma parte do sonho de levar uma educação transformadora para todos ao firmar um convênio com a Prefeitura de Maraú, viabilizando a chegada de ainda mais crianças da comunidade. Este movimento nos permitiu dobrar o número de alunos da Escola Maramar e do Jardim das Bromélias e por isso precisamos de mais ajuda do que nunca para conseguir oferecer a todos os nossos alunos uma educação integral, de alta qualidade, mantendo sempre nossos valores, dos quais não abrimos mão em nossa jornada: AMOR, RESPEITO, DIVERSIDADE e CONFIANÇA — pilares que sustentam nossas escolhas e são a base para as tomadas de decisão.

Nosso objetivo é educar para gerar uma transformação social — queremos que os nossos estudantes realizem seus sonhos, façam escolhas e encontrem caminhos que os conduzam ao sucesso pessoal e profissional, tanto individual quanto da sua comunidade.